segunda-feira, 26 de abril de 2010

Atualizando em Astorga

Queridos todos, amigos que nos dao força e parentes!!!!!

Vamos lá, agora vai dar pra escrever bastante!

Começamos contando nossa experiência em Bercianos del Camino, um albergue que funciona com donativos e voluntários, católico. Lá tivemos experiências muito interessantes, o jantar é feito pelos hospitaleiros e pelos peregrinos, depois do jantar vamos todos ver o por do sol e fazer uma oraçao na Capela (nessa cidade nao tem igreja). A oraçao é muito interessante, primeiro todo mundo lê a mesma oracao ao mesmo tempo em sua própria língua (fica uma maluquice, mas é lindo). Depois a hospitaleira pega uma vela e cada um vai dizendo algo sobre si mesmo e o Caminho passando a vela de mao em mao, pode ser na sua língua ou em alguma que seja compreensível (espanhol e inglês). Depois eles distribuem textos curtos escritos pelos peregrinos para outros peregrinos lerem, nós escrevemos depois de concluída a oraçao para os que forem nos outros dias.

Sobre amigos do caminho: a Olívia e o Mike ficaram em Sahagun, esperamos encontrá-los, mas nao temos certeza se será possível. A Elke (alema que pensávamos que se chamava Erika) ficou nossa amiga e é muito legal ficou em Leon. No albergue de Puente Villarente nós ficamos no jardim tomando sol e batendo papo (com cerveja e vinho), deu pra dar uma boa relaxada!!!! Nesses dias conhecemos a Norma, uma mexicana que está namorando um espanhol que mora em Sao Paulo (ela vai pra SP em Agosto) e a Andrea, uma outra alema, bem legal, ela mora em Berlim. Além desses tem os dois franceses, Bernard e Jean François (bigodudo roncador, que nem ronca tanto assim), eles sao muito legais, bem diferentes, mas muito interessantes. Também tem um espanhol que morou no Brasil e achamos que era muito mau humorado, mas que contou toda a história da Espanha hoje e está sempre nos ajudando.

Sobre nossas dificuldades, foram ou estao sendo todas superadas, algumas bolhas já secas, mas ontem a Cris comeu alguma coisa que fez mal (achamos que foi o bocadillo de cecina) e com a caminhada de mais 20km (Leon- Villadangos) e sol quente na cabeça chegou passando mal no albergue. Quem nos salvou foram dois espanhois bem mais velhos (Juan e Arturo, acho que já com 65 anos cada um) que perceberam nosso cansaço extremo e que algo estava mal e foram caminhando mais lentamente conosco....

Por conta disso e em comemoraçao aos nossos 500k hoje resolvemos caminhar somente 11k e pegamos um taxi de Hospital de Orbigo até Astorga! Foi difícil convencer uma que a outra iria junto, mas viemos juntas e foi uma ótima decisao! O albergue de Astorga é ótimo e Cynthia, o Alfredo lembra de você e do Joao, da Neide e do Julio, impressionante!!!! Apesar de tudo estamos muito bem, amanha já retomamos o caminho!!!

Sobre a tatuagem, foi uma brincadeira, ninguém fez tatuagem, queríamos só brincar com vocês kkkkkkk

Vimos uma cobra no outro dia e ontem um coleho solto, aqui tem muitas cegonhas e corvos!

Temos tido dificuldade de enviar e-mail e de telefonar, mas estamos aproveitando muito todos os momentos! Uma coisa que tem sido interessante é que temos filosofado bastante, hoje vamos na missa aqui na frente do albergue pra agradecer que estamos bem e que seguimos em frente, vamos rezar por todos, saudáveis e nem tao saudáveis assim.

Estamos muito felizes de receber comentários, mesmo se nao respondemos individualmente lemos tudo. Ontem eles foram muito importantes para superar essa etapa difícil!!!

Eu (Cris) quero fazer um agradecimento especial pelos cuidados que a Ju teve comigo.

Agora vamos tomar banho, comer alguma coisa e aproveitar o dia lindo que está em Astorga! Tem feito dias lindos, mesmo se de vez em quando chove.

Muitos beijos e até os próximos comentários

Cris e Ju

24 comentários:

  1. Que orgulho ...OBA 500!!!!!!!!!! sabia que conseguiriam...comecei a iri quando disseram que estavam filosofando ainda bem que não com alucinações como eut ive (kkkk), o fato de terem tomado um taxi foi maravilhoso e melhor que se apoiam mutuamente se vc vai tb vou...se vc fica tb fico, isso sim é espirito de amizade e amor !!
    Continuem firmes e no caminho.
    Com amor
    Allice

    ResponderExcluir
  2. Ju e Cris só hoje estou tendo tempo de sentar , mas podem ter certeza que estou pensando em vcs todos os dias , pelo visto não é um passeio só mas essa é a proposta superar nosso limites , fiquem em paz um grande beijo e se vcs tiverem uma oportunidade rezem pela minha mãe em Compostela , bjs fiquem em paz porque com deus vcs estão com ceeteza
    Beth

    ResponderExcluir
  3. DEUS ESTÁ COM VOCÊS E COM TODOS NÓS AQUI TAMBÉM
    BETH

    ResponderExcluir
  4. Olá peregrinas,
    Estou de volta. Minha viagem para Buenos Aires foi ótima, a apesar de terem sido 4 dias, foram tão intensos, que parece que fiquei fora um tempão. Imagina vocês....
    Quando entrei no blog, tinha uma fartura de notícias. Uma delícia...
    Cris, lembrei de uma das poesias daquele livro, em que dizia que o descansar, o parar também fazem parte do caminho.
    Nem tudo são flores...

    Quero completar o comentário do Vitinho, que diz que Cris brilha muito em Santiago. E por aqui, o Ricardo brilha muito na Massacá.

    Beijos, Xu

    ResponderExcluir
  5. Juliana, o Chris me deu seu blog neste final de semana.. fiquei emocionada com alguns depoimentos.
    Leon é a terra de meu pai. E, sim, é uma terra linda!

    Parabéns, niña, por tantas vitórias!
    Um beijo

    Eladia

    ResponderExcluir
  6. QUERIDAS, O CEBREIRO ESTÁ LINDO..ACABEI DE ENTRAR LÁ. FILOSOFAR.....E COM DEUS MUITO PERTO É MUUUUUUUUITO BOM BJOS MLOO

    ResponderExcluir
  7. JU,
    Atualizando as novidades daqui: O Vi está fazendo o Estudo do Meio, hoje ele chega, espero que o tempo tenha sido bom lá pois aqui choveu um pouco. O André dormiu na casa do Luca no sábado e no domingo levei os 2 p/ o Kart – agora querem correr todo o final de semana! Eu foi no aniversário da tia Hilda no sábado, almocei com o Lu no domingo e depois do Kart ainda fui com seus pais na reunião na casa da Sandra, foi legal mas você fez falta!!!
    Meu levantamento das cidades onde vocês estiveram saiu errado, acho que tem uma cidade a mais, e por isso as datas estão antecipadas, depois eu corrijo.
    bjs. Pedro

    ResponderExcluir
  8. Olá, Juliana e Chris !

    Só hoje acessei este e-mail(que não usava há meses) e soube que a sua peregrinação realmente está acontecendo. Coincidência ou não, assisti na semana passada ao programa da Natgeo em que um cantor espanhol vai pra lá saindo de Amsterdã, com os registros das cidades citadas no Codex Calistinus. Bem, ainda não li os relatos que vocês estão fazendo dia a dia, só quero desejar-lhes muita força, ânimo e fé para chegarem à linda catedral felizes e realizadas, com muita companhia bacana por perto. A nossa hora ainda não chegou, mas conforme conversamos, a vontade é grande!

    Beijos carinhosos,
    Marisa e Vanderly

    ResponderExcluir
  9. UFA!!!
    Descobri agora que Hospital de Orbigo é o nome de uma cidade e vocês não foram parar em um hospital... que susto!!!
    bjs. Pedro

    ResponderExcluir
  10. Queridas peregrinas,

    Nada como um dia após o outro!Mais uma etapa superada,mais uma dificuldade vencida,e com isso vcs estão com certeza mais fortalecidas para continuar!Avante,guerreiras!!!!!!Tenham uma ótima noite e uma linda caminhada amanhã!
    Bjos,
    Lygia.

    ResponderExcluir
  11. Meninas, que bom que tiveram bom senso de não querer ultrapassar os limites para poder chegar ao destino tão sonhado. Cris, esse mal estar não é parecido com aquela sequencia quinzenal que vc. teve aqui né?
    Estive junto com a Julia no sábado na exposição do Betito com os amiguinhos, Luiz e Raquel, Flávia, Gigi e namorada, a exposição tá bem lega!, à noite estava sem filhos e fui ao cinema assistir As melhores coisas do mundo, muito legal! O Santos ganhou do Santo André de 3 a 2 e pode até perder por um gol de diferença no próximo domingo que mesmo assim será campeão paulista, seus filhos estão delirando... . Juizo com a saúde.
    Amo vc. Bjs a Ju. Ricardo

    ResponderExcluir
  12. Oi meninas, nossa que dureza essas bolhas e tudo mais que aconteceu com a Cis, mas felizmente vocês são fortes e possuem muita fé, por isso superaram tudo e com certeza continuarão superando até o sonhado destino final.
    Aqui as coisas andam meio turbulentas pro meu lado... Jú, caso ainda não tenha deixado a minha pedrinha no local reservado, cuidado, acho que deve estar mais pesada.ehehe.. mas fique tranquila estou bem, só com muita saudade.
    Continuo na torcida e fico muito feliz com as notícias. Um Beijão e pé na tábua...

    ResponderExcluir
  13. Oi Ju E Cris

    Fiquei mto feliz de saber q o Alfredo lembra de mim....e mais ainda q vcs gostaram de Astorga e do Albergue. Ontem mandei no comentario dicas dos proximos lugares. A Naomi já entrou no blog de vcs e disse q ficou com vontade de ir rapidinho fazer o caminho. Amigas vcs estão de Parabens. To super feliz e emocionada ... Pensem em uma coisa: O q vcs já deixaram (Tiraram da mochila ) e o q vcs colocaram ? To falando de objetos não das experiencias e emoções. Na volta a gente conversa sobre isto. Áté Ponferrada é com subida mas mto lindo. Antes q eu me esqueça vcs chegaram em Astorga sem se perder??? Parece q mta gente erra bem na entrada acontecia mto qdo eu fui! Pegaram a pedra p Cruz de Ferro no albergue do Alfredo?
    Se ainda estiverem com ele diz q mandei um beijão!!! Afinal a palavra de guerra p os peregrinos é Eureka ou outra q conmece com E??? Não consigo lembrarmas vamos seguindo adiante tem mta coisa bonita esperando vcs!!!!
    Mil bjos Saudades Cynthia Werner pergunta todo dia se consegui enviar comentários . Ele manda bjos e tem seguido vcs

    ResponderExcluir
  14. Amigas, que orgulho de vocês!!! Obrigada pelas orações. Tenham a certeza que sinto elas por aqui e minha mãe também.

    Caminhem com Deus!!!
    Com carinho,
    Bete

    ResponderExcluir
  15. Oi queridas lulus,
    em qualquer jornada existem os momentos de dificuldade, e tenho certeza que vocês estão superando essas pedras no caminho com toda a perseverança, dedicação, e principalmente, com muita fé e alegria. Com isso todos os obstáculos ficarão mais leves e passarão sem que vocês percebam. Fiquei muito feliz com a marca dos 500 km, é muita emoção pra vocês e prá todos nós aqui também!
    Vocês estão todos os dias em minhas orações, caminhem com Deus,
    beijos, estamos com muitas, muitas saudades mesmo!!! Adri

    ResponderExcluir
  16. Queridas,
    Espero q as dificuldades passem logo e q vcs consigam completar o caminho com muito sucesso!

    Mãe,
    Vc já passou por muitas dificuldades piores e sei q vc deve estar levando tudo isso muito facilmente...Mesmo longe, nós 4 estaremos sempre te apoiando e torcendo por vc!

    Te amo demais e tenho muito orgulho de vc!

    Saudades, da sua linda

    ResponderExcluir
  17. Querida Cris
    Os 3 dias em S.Paulo foram ótimos. Ricardo está nota mil, paizão e mãezona, emagreceu mais. Ju participou de tudo na festa dos esportes, Vitor no pique de sempre, Murilo cresceu. Dormiu em casa da Xu e Andre no sabado.Os 3 jogaram e conversaram até tarde...
    Domingo depois que Rique e os 5 sobrinhos foram a pé para o Pacaembu viemos para Santos. O jogo foi um sufoco, 3x2 para o Santos. A final será Domingo que vem. Minhas grandes preocupações: bolhas, cobras e tatuagens.Seu pai falou que a sua era na testa. Que brincadeira!
    Adorei as orações, cada um na sua lingua, a vela acesa e as mensagens para os próximos peregrinos. Gostária muito de estar ai nessa hora. Jesus realmente está presente "onde 2 ou mais estiverem reunidos em Meu Nome, Eu estarei no meio deles"
    Ju
    Obrigada por ser tão boa amiga e cuidar da minha filha. Quero conhece-la e rezo por você, Pedro e meninos.
    Cuidem-se bem, coragem que mais da metade do caminho já foi.Continuamos rezando por vocês e pela "nova familia": Olivia, Mike, etc.
    Beijos saudosos
    Lélia

    Cris
    Quanto a tatuagem teria apoiado você, desde que tivese sido feita entre dois dedos do pé.
    Beijos
    Ciso

    ResponderExcluir
  18. Olá! meninas, parabéns pela força e coragem!
    continuem e que Deus proteja a todos.
    bjs
    Magui

    ResponderExcluir
  19. Ju e Cris, como fiquei emocionada com o depoimento de vocês! Nossa a oração com a vela deve ter sido um momento lindo e quanta emoção de sentir todas as pessoas em suas linguas demonstrando toda a sua fé!
    Ju, nem imagino outra atitude sua que não fosse a de apoiar e dar todo suporte possível para a Cris.
    Cris, espero que você já esteja bem e que tenha sido somente uma indisposição (porque afinal paeja e vinho todo dia né?kkkkk). Você teria feito o mesmo pela Ju e é por isso que agradeço sempre por ter amigas como vocês!! Hoje encontrei com o Ricardo (emagreceu mesmo!!!!) e com a Julia. Ele contou de sua indisposição e a Julia é uma linda realmente.Os olhos dela são os seus Cris, cheios de ternura! Estávamos só comentando sobre a tatuagem kkkkk Vocês estão muito engraçadinhas....kkkk
    Rezo por vocês todos os dias e tenho muita saudade de nossos encontros e do carinho que temos uma pela outra.
    Da amiga que se orgulha MUUIITTTOO de vocês duas!!
    Moneti

    ResponderExcluir
  20. Meninas!
    Que bela experiência de convivência solidária e, ao mesmo tempo, de força e coragem para enfrentar os limites, quando o corpo reclama e demonstra que é preciso reorientar o caminho. Parabéns pela marca dos 500km. Que as bolhas desistam de aparecer na reta final. São mais 300km; o tempo passa rápido.
    Abraços afetuosos.
    Suzy
    P.S.1 Cris, amanhã o Caco vai para New York. Me espelho no modo como você enfrentou a estadia do Vitinho na Europa e me tranquilizo. Afinal, estamos todos no mesmo barco!
    P.S.2 Sérgio voltou da pescaria e recomeça amanhã - se tudo der certo - as caminhadas com o Ricardo. Tentei acompanhá-lo nos dias em que Sérgio esteve fora, mas só deu certo uma vez. Vai tudo bem por aqui.

    ResponderExcluir
  21. Mãe,

    hj foi a despedida do kako, que vai para os EUA como a Suzy ja falou...
    encontrei o renatinho e ele me disse que o pai dele tbm fez o caminho!100% DE TAXI!HAHAHAH...A CARA DELE NE?

    por aqui, tudo no esquema...se cuida ai....

    saudades.....

    vitinho

    ResponderExcluir
  22. Ju, por aqui esta tudo bem, com saudades torcendo por vcs. BJS. Eli.
    Eu tambem continuo torcendo por voces e acompanhando cada passo das meninas no caminho da Fé. Bjs, PP

    ResponderExcluir
  23. Oi Jú! Estou sentindo sua falta, sempre penso em vc e como vc esta.

    Bj
    Van

    ResponderExcluir
  24. Ju,
    Finalmente consegui tirar o "codorna" dos meus comentários e ainda incluir uma foto nossa em Ubatuba. O Vitor voltou do estudo do meio super contente, comprou ostras, uma tarrafa, um arco e flexa e tirou muitas fotos. O André continua com muita lição, mas dando conta do recado. A Tina está dando trabalho com a pata pois consegue tirar o curativo e os pontos mesmo com a coleira. Acho que vou reservar um horário para você na pedicure para ter de novo seu pesinho lindo e sem calos e bolhas!!!
    bjs. Pedro

    ResponderExcluir